terça-feira, 30 de agosto de 2016

"O povo não aguenta mais corrupção", afirma o presidente do TCE, Luciano Nunes

Luciano Nunes, presidente do TCE
“O povo não aguenta mais corrupção”. A frase do conselheiro Luciano Nunes, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), foi dita em seu discurso na solenidade de comemoração dos 117 anos de fundação do Tribunal, na manhã desta terça-feira (30). 
Ele disse ainda que o evento seria em tom de despedida, pois era a última solenidade de aniversário do TCE-PI na qual participaria como presidente.
Durante o seu discurso, Luciano Nunes ressaltou, a todo o momento, a importância do TCE como órgão fiscalizador e de orientação dos gestores públicos. Ele também prestou contas da atuação no órgão. 
Dando o resultado dos trabalhos do TCE, Luciano Nunes informou que, no ano passado, imputou R$ 2 milhões em multa para gestores e determinou a devolução de R$ 49 milhões aos cofres públicos.
Ele disse ainda que, apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de retirar a competência de reprovar a conta dos gestores dos Tribunais de Conta, foi um retrocesso por atingir a eficácia da Lei da Ficha Limpa, mas avaliou que deu oportunidade para que os Tribunais de Conta continuem trabalhando na fiscalização, orientação e na punição dos maus-gestores, agora trabalhando em parceria com outros órgãos de controle como Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual.
Na avaliação de Luciano Nunes a punição para os maus gestores ficou mais rápida, porque agora o Tribunal de Contas do Estado vai encaminhar os seus relatórios para o Ministério Público que ingressará na Justiça.
Na solenidade serão concedidas medalhas do mérito do TCE a quinze personalidades.  O governador Wellington Dias compareceu a solenidade, presidente do TRE-PI, o desembargador Joaquim Santana e o procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura, dentre outros. 
Confira a lista dos homenageados
Receberão as medalhas de mérito do TCE: os conselheiros Sabino Paulo Alves Neto e José de Anchieta Moraes e Silva; os desembargadores Hilo de Almeida Sousa, Joaquim Dias de Santana Filho, Nildomar Silveira e Raimundo Eufrásio Alves Filho, do Tribunal de Justiça do Piauí; a secretária estadual de Educação, Rejane Dias, o deputado estadual Robert Rios Magalhães, os jornalistas Joel Gomes e Bartolomeu Almeida, os auditores de controle externo Alex Sertão e Ricardo Almeida, do TCE-PI; o promotor de Justiça Glécio Setúbal, a artista plástica Kalina Rameiro e o auditor fiscal Raimundo Neto de Carvalho.
Fonte: CidadeVerde

Nenhum comentário:

Postar um comentário