Na tarde do dia anterior (terça, 12) os técnicos já haviam se deslocado até as margens do rio Parnaíba, na altura do Residencial Boa Esperança I, em Santa Filomena, e dos bairros Santa Clara, Portelinha e Santo Antonio, em Alto Parnaíba, para vistoriarem o lugar previsto para a construção da ponte, final das obras da rodovia BR-235/PI (trecho Gilbués/Santa Filomena). E retornaram ao local na manhã seguinte (quarta, 13) para prosseguirem a vistoria. Estava presente o superintendente substituto do IBAMA/PI, senhor Manoel Borges de Castro, assim como o superintendente substituto do IBAMA/MA, Ricardo José Sá Fortes de Arruda, acompanhados de outros técnicos da superintendência regional do Maranhão.
Também se fez presente o senhor Ataliba da Fonseca Nogueira Filho (Superintendente Substituto do DNIT no Piauí), em companhia dos colegas José Arimatéia Barroso da Costa (DNIT/PI), Evânia Guerra (DNIT/DF - Coordenação Geral de Meio Ambiente) e Elaine Cristina Reis Cardoso, da PROGAIA Engenharia e Meio Ambiente (Consultoria responsável pelo Estudo Ambiental da Ponte), além de Francisco Soares, em nome da Construtora Sucesso. Após visita à área, desde o Rio Parnaíba até o Brejo do Rapadura, a comitiva composta ainda por cidadãos de Santa Filomena (vice-prefeito Adauton Barbosa de Queiroz; vereadores Cristóvão Dias Soares e José Bonifácio Bezerra; e os secretários municipais de Meio Ambiente, Gilberto Lustosa de Matos, e de Infraestrutura, José Nazário de Abreu) e de Alto Parnaíba (Carlos Biah, Smith Cesar, Segadilha, Lemos, Firmino e outros) seguiu para a Prefeitura Municipal de Alto Parnaíba, sendo muito bem recepcionada pelo chefe de Gabinete, senhor Alan Nunes Vieira, e por alguns auxiliares da administração alto-parnaibana.
Ao final, representantes do IBAMA, da Prefeitura de Alto Parnaíba e do DNIT se manifestaram: "Ninguém vai sair daqui dessa reunião com licenciamento na mão, não existe isso. Mas o que a gente quer é saber a opinião do município ... Nossa preocupação é que essa população atingida receba um tratamento adequado, uma indenização justa e que não seja botada pra fora com uma mão na frente e outra atrás. Temos que ter essa preocupação, mesmo se tratando de apenas 23 famílias", disse Ricardo José Sá Fortes de Arruda, do IBAMA/MA.
"O município jamais será contra o projeto da maneira como está. A prefeitura de Alto Parnaíba já liberou a ocupação do solo nessa área", afirmou Alan Nunes Vieira, confirmando o pensamento do prefeito Itamar Vieira, que deseja ver a ponte e o anel viário construídos. "Recurso tem. Nós temos recursos de R$ 30 milhões para a ponte, para o ano de 2015. Se até outubro, eu não definir que vou aplicar os 30 milhões nesta ponte, serei obrigado a botar o recurso em outro lugar, em outro contrato. Pior seria o DNIT do Piauí devolver 30 milhões. Não estou dizendo que tem que sair o licenciamento, de jeito nenhum. Apenas afirmando que o dinheiro está disponível", pontuou Ataliba da Fonseca Nogueira Filho, do DNIT/PI. SETE ANOS? O primeiro requerimento de Licença Prévia protocolado no IBAMA é datado de 17 de julho de 2008, por intermédio do Ofício nº 388/2008/CGMAB/DPP, expedido pelo DNIT, através da Diretoria de Planejamento e Pesquisa. Segundo o DNIT, o pedido de análise foi reiterado por diversas vezes. O último comunicado remetido ocorreu em 16 de maio de 2014.
Mas o IBAMA reprovou os 04 (quatro) pedidos de Estudo Ambiental, por "não conter as informações mínimas para análise da viabilidade ambiental e de melhor alternativa locacional". CARTÃO POSTAL - A ponte planejada para ser implantada na BR-235, sobre o Rio Parnaíba, entre as cidades de Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA), orçada em cerca de 22 milhões de reais, é do tipo "biestaiada", com 16 metros de altura e 120 metros de comprimento, mais 40 metros de aterro para cada lado, totalizando 200 metros de extensão.
O moderno projeto prevê apenas 2 (duas) torres fora do leito do rio Parnaíba, portanto, quase sem impacto ambiental, fato que acaba de ser comprovado pelos técnicos do IBAMA. A ponte de Santa Filomena - no caso, biestaiada - representará uma grande evolução na construção civil. Além de ser visualmente bela (por isso será considerada o novo Cartão-Postal do Piauí), colocará em evidencia o momento de inovação da arquitetura brasileira.
Segundo o superintendente regional do DNIT, Sebastião Ribeiro, a ponte ligando o Piauí ao Maranhão será o "Portal do Cerrado", o novo cartão postal do Meio Norte do Brasil.
Diante dos fatos, e por tudo aquilo que foi visto e minuciosamente observado pelos técnicos dos dois órgãos, estamos esperançosos de que a diretoria de licenciamento do IBAMA/MA - com base nas informações que serão repassadas por sua equipe técnica - estará sensível às razões do pedido e irá emitir o parecer favorável ao licenciamento do empreendimento.
Além da boa vontade dos técnicos do IBAMA, ficou claro que o DNIT tem o dinheiro da ponte. COINCIDÊNCIA? No trajeto Santa Filomena/Alto Parnaíba/Santa Filomena, as equipes do DNIT e do IBAMA sentiram na pele o problema enfrentado pelos motoristas e, principalmente, pelos caminhoneiros que transportam a safra agrícola da região, que por sinal, está no centro geográfico do MATOPIBA, área que já produz 10% da safra de grãos de todo o Brasil.
Além de pagarem preços exorbitantes pela travessia do Rio Parnaíba em uma Balsa, às vezes são obrigados a enfrentar congestionamento durante horas, seja devido a problemas de manutenção na embarcação, ou em função da demanda reprimida, visto que em determinados períodos do ano o pontão não consegue conter o fluxo de veículos/caminhões.
Se o IBAMA conceder a licença, a ponte entre Santa Filomena e Alto Parnaíba será o mais novo cartão postal do Meio Norte |
Na travessia do Parnaíba, um grande congestionamento na Balsa Pipes, mostrando aos técnicos a necessidade da ponte |
Fonte: GP1
Nenhum comentário:
Postar um comentário