sexta-feira, 17 de abril de 2020

Fernando Said diz que amostragem vai nortear liberação ou não de isolamento

Fernando Said, secretário de governo de Teresina

O secretário de governo de Teresina, Fernando Said, afirmou nesta sexta-feira (17) que a liberação ou rigidez do isolamento social para setores comerciais será baseada em dados estatísticos. A prefeitura trabalha na testagem de habitantes em toda a cidade para gerar um índice de infecção da cidade e traçar um perfil das zona mais infectadas.
O índice será estabelecido com a realização de 900 testes em moradores de diferentes zonas de Teresina. A amostragem será aplicada pelo Instituto Opinar com o mesmo procedimento de uma pesquisa eleitoral mas voltada para a área da saúde. A pesquisa deve gerar dados técnicos para a tomada de decisões.
“Se nós tivermos bons resultados, pensarmos em como voltar às atividades normais pouco a pouco ou ir dando oportunidade de que um ou tipo de serviço, dentro de determinadas formas, possam voltar ao seu funcionamento ou até medidas mais extremas também. Se nós tivermos resultados em uma determinada região que nos leve a conclusões de que devem existir mais restrições, mais rigores de medidas, nós iremos adotar”, afirmou.
O secretário alerta para a situação de expansão de infectados que ocorre em estados como o Ceará, Amazonas, Maranhão e São Paulo já em colapso do sistema de saúde. 
“Em primeiro lugar está a vida das pessoas, está o controle da transmissão do vírus na cidade de Teresina”, afirmou. “A gente tem que trabalhar com dados. Não adianta nós querermos pensar em tomar medidas que viabilizem a volta ao trabalho”, completou. 

Receio da população

Fernando Said lamentou que informações repassadas nas redes sociais criaram receio na população a aderirem à pesquisa. Ele assegura que a participação no teste é segura, sendo feitos todos os procedimentos de segurança para os técnicos e para os pacientes.

Fonte: CidadeVerde

Nenhum comentário:

Postar um comentário