sábado, 11 de abril de 2020

No Piauí, 115 pacientes estão em UTIs ou leitos clínicos devido à Covid-19


Levantamento do governo do estado aponta que até ontem, sexta-feira santa (10), um total de 115 pessoas estão internadas em UTIs e em leitos clínicos com casos confirmados ou suspeitos, enfrentando complicações devido ao novo coronavírus. O Piauí registra sete óbitos, 41 casos confirmados da doença e mais de mil exames descartados. 
A Secretaria Estadual de Saúde informou que o estado já tem 723 leitos clínicos para tratar a Covid-19 na rede federal - Hospital Universitário- e nos hospitais estaduais, municipais e privados. Segundo o levantamento, 75 pacientes estão em leitos clínicos com exames confirmados ou aguardando resultados e 40 estão em UTIs com quadro mais grave da doença.
Os hospitais como maior número de leitos disponibilizados são o Hospital de Urgência de Teresina - HUT - com 89 leitos e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) com 55. O Hospital da Polícia Militar, que é para tratar exclusivamente a Covid-19 e o Instituto Natan Portella, são os de referências no Estado.
O governo trabalha no processo de instalação de uma estrutura temporária no ginásio Verdão, o chamada Hospital de Campanha. O Verdão receberá 103 leitos, para atender pacientes de baixa complexidade, infectados pelo novo coronavírus. São 94 leitos clínicos e 9 leitos de estabilização, que ajudarão a desafogar a rede hospitalar do Piauí. Para receber esse aparato o ginásio  passou por um processo de desinfecção e higienização.
Foto: arquivo: Cidadeverde.com
Na rede privada, oito hospitais - em Teresina e Parnaíba - estão habilitados para receber pacientes com a doença. 
Situação hoje da Covid-19 no Piauí:
Leitos clínicos disponíveis: 723 leitos 
Clínicos ocupados: 75 
Leitos de UTI disponíveis: 169
Leitos de UTI ocupados: 40
Leitos de Estabilização Disponíveis: 34
Leitos de Estabilização Ocupados: zero
Síndrome gripal
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina definiu 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para dar assistência exclusiva a casos leves de síndrome gripal. Os casos mais complexos devem ir aos hospitais dos bairros ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), que são porta aberta, com exceção do Hospital do Monte Castelo, que é exclusivo para casos encaminhados via SAMU (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência).
Veja lista das UBS com atendimento exclusivo para síndrome gripal:
SUL
UBS Portal da Alegria
UBS Irmã Dulce
UBS Dagmar Mazza
UBS Parque Piauí
UBS Monte Castelo
UBS Promorar
SUDESTE
UBS Todos os Santos
UBS Novo Horizonte
UBS Carlos Alberto Cordeiro
NORTE
UBS Poty Velho
UBS Santa Maria da Codipi
UBS Real Copagre
UBS Karla Ivana
UBS Mocambinho
LESTE
UBS Taquari
UBS Planalto Uruguai
UBS Cidade Jardim
UBS Satélite
UBS Santa Isabel
UBS São João

Fonte: CidadeVerde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário