segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Médico e enfermeira do HGV serão os primeiros vacinados em Teresina


 De acordo com informações da repórter Solange Souza, direto do Aeroporto de Teresina, a previsão de chegada dos voos com as doses da vacina Coronavac contra a Covid-19 mudou para 15h. 

“Inicialmente a previsão era que chegasse ao Piauí por volta de 11h, mas agora está previsto para 15h. Elas chegarão em dois aviões, um avião de carreira da Gol Linhas Aéreas e um avião da Força Aérea Brasileira (FAB)", afirmou.

Atualizado às 10h50

Uma enfermeira e um médico do Hospital Getúlio Vargas (HGV) que estão na linha de frente do combate a pandemia serão os primeiros a receber a vacina da Covid-19 no Piauí, segundo informou o diretor do hospital, Osvaldo Mendes. A previsão é que a imunização inicie às 17h para dar tempo de todos os estados receberem a imunização.

Rosalina da Costa Brandão é técnica em enfermagem há 30 anos e há 13 anos trabalha para o Estado. Ela tem 52 anos, não possui comorbidades e nunca teve Covid-19.

Segundo o superintendente de atenção primária a saúde e municípios da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Herlon Guimarães, houve uma modificação no público-alvo. “É bom que a gente seja sempre bem transparente com a população, o público alvo a ser vacinado serão as pessoas acima de 60 anos vivendo em institutos de longa permanência (abrigos), pessoas com deficiência vivendo institucionalizadas e os profissionais de saúde, lembrando que iremos receber vacinas de forma fracionada, alguns critérios serão adotados principalmente no quesito profissionais de saúde, onde iremos dar prioridade aqueles que fazem o atendimento direto a Covid-19”, disse. 

governador Wellington Dias participou, nesta segunda-feira (18), do encontro com o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuello, e com os governadores de todo o Brasil e do Distrito Federal, que marcou o início da distribuição da vacina contra a Covid-19. A reunião foi em Guarulhos, São Paulo. O Piauí receberá 61.160 doses da CoronaVac até o fim da tarde desta segunda.

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto,  informou que a vacina contra a Covid-19 chega às 11h, em Teresina e a vacinação começa às 17h, no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Florentino gravou um vídeo do momento em que as vacinas estavam embarcando na Base Aérea de Guarulhos para todos os estados da federação. "É um grande momento para o Piauí e para o Brasil".

Wellington Dias, na posição de presidente do Consórcio Nordeste e representante dos governadores, afirmou que os estados trabalharão juntos em cooperação e estão preparados para a vacinação. “Trabalharemos na perspectiva de termos um cronograma, um planejamento de imunização nos estados. Então, da parte dos governadores, estaremos juntos, preparados para a vacinação. O ministro pode contar com a organização dos estados nesse desafio para o Brasil”, ressaltou o governador.

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), parabenizou o trabalho de coordenação do governador do Piauí, Wellington Dias, que tem ajudado não só o Piauí, mas  os demais estados no inicio da vacinação contra a Covid-19, que será iniciada a partir das 17h desta segunda-feira (18) em todo o país. O anúncio do Ministério da Saúde foi feito após sofrer pressão dos governadores, que pediram para antecipar o início da aplicação das doses, inicialmente previsto para esta quarta-feira (20).

Eduardo Pazzuelo afirmou que estados já podem começar a campanha de vacinação ainda nesta segunda, a partir das 17h, quando todos os estados já devam ter recebido as doses da CoronaVac, vacina do laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. De acordo com o ministro, os estados serão responsáveis pela distribuição aos municípios.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, também esteve no centro de distribuição. “Acompanhamos todo o processo, do centro de distribuição à base aérea de Guarulhos, inspecionando o envio. A previsão de recebermos é até o fim da tarde de hoje e vamos seguir nossa logística de distribuição para as regionais e, consequentemente, para os municípios”, destacou o gestor.

As caixas saíram do centro de distribuição de logística do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo. Das 6 milhões de doses, 4.636.936 serão enviadas pelo governo federal aos estados brasileiros. As outras 1.357.640 serão distribuídas ao estado de São Paulo. 

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, também vibrou com o recebimento das vacinas. "Um momento muito especial, emocionante, a gente lutou tanto por esse momento e conseguimos", disse.

“Acompanhei, com os governadores, a organização das doses para serem despachadas para todas as regiões do Brasil. É um momento histórico. Tão logo as doses cheguem ao Piauí, começaremos imediatamente a distribuição a todos os municípios”, destacou Wellington.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesse domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca contra a Covid-19. Uma edição extra do Diário Oficial da União com o termo de compromisso entre Anvisa e Butantan foi publicada por volta das 22h desse domingo.

Fonte: MeioNorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário